O mobiliário brasileiro cresce no palco da ICFF durante o Festival de Design de Nova York

A principal feira de design contemporâneo da América celebrou 35 anos em 2024 com a presença da maior delegação brasileira desde suas participações

A Feira Internacional de Móveis Contemporâneos (ICFF) é a principal plataforma global da América do Norte para design de móveis contemporâneos. Com ênfase no design original e sustentável, a ICFF apresenta expositores de móveis (internos e externos), iluminação, assentos, carpetes e pisos, revestimentos de parede, materiais, cozinhas e banheiros para um público exigente e interessado.

Em 2024, a ICFF – International Contemporary Furniture Fair, completa 35 anos e está altamente conectada às mudanças que temos visto no universo do design.

Ela reformulou sua marca refletindo o espírito e vitalidade da cidade de Nova York, onde acontece anualmente. O logotipo preto e branco compreende a força de uma marca nominativa e sólida que ela vem adquirindo diante dos eventos do setor. E as cores da sua nova paleta refletem a leveza e suporte que quer assumir em suas defesas às marcas que estão surgindo no mercado, com o amarelo, à sustentabilidade, através do verde, e ao alto acabamento artesanal, com o azul.

Assim, a visita na feira foi guiada em meio às programações de conteúdos que ajudaram a colocar o tema sustentabilidade em pauta, incluindo artesanato, circularidade, materiais e reutilização, e algumas das mudanças e soluções necessárias para o futuro. Rodolfo Agrella Design Studio (RADS Group) foi o convidado para projetar a experiência física da feira que aconteceu no Centro de Convenções Jacob K. Javits durante o festival de design NYCxDESIGN, explicado no fim deste texto.

“Este ano estamos celebrando a vibração da comunidade de design de Nova York, tecendo uma experiência colorida que fala da ousadia da cidade, de nossa nova marca e da diversidade de expositores e visitantes. Também estamos projetando cada elemento da feira levando em consideração sua pegada de carbono, como bem como a vida do produto pós-feira”, afirma Rodolfo Agrella, Diretor Criativo do Grupo RADS.

Durante os três dias da ICFF, designers, arquitetos, designers de interiores, curadores e compradores reuniram e exploraram os produtos mais recentes de mais de 450 expositores, representando 35 países em todo o mundo. Em palestras, mais de 75 agentes de mudança de design e de talentos emergentes ocuparam o palco central, chamado de The Oasis – by Float Studio, com temas para examinar o futuro do setor residencial e comercial.

A presença brasileira na ICFF 2024

Essa energia toda da ICFF se completou com a presença brasileira, que vem se destacando no evento ganhando prêmios e notoriedade ano após ano.

Esforço colaborativo da ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), o Projeto Setorial Brazilian Furniture levou 28 empresas brasileiras para a Missão Comercial ICFF (International Contemporary Furniture Fair), sendo que 13 delas estavam em exposição em estandes exclusivos do projeto, com cenografia assinada pela Estojo — que também assinou o conceito dos estandes que se destacaram no Salone del Mobile.Milano (iSaloni) neste ano.

Além disso, nove marcas brasileiras também apresentaram 18 novas peças de mobiliário desenvolvidas em colaboração com dez designers/estúdios de design nacionais por meio do programa “Design + Indústria”, que contou com uma mostra exclusiva na feira, de curadoria de Liana Tessler e cenografia também da Estojo, seguindo o sucesso da ação no iSaloni, em busca de  incrementar a competitividade e, consequentemente, as exportações da indústria de móveis brasileira, promovendo a internacionalização e ampliando a presença dessas marcas no mercado global.

“Como o sexto maior produtor de móveis e o 28º maior exportador globalmente, a indústria de móveis do Brasil representa uma verdadeira força no comércio internacional, com presença em 180 países e uma participação significativa em grandes feiras comerciais, consolidando ainda mais a posição do Brasil no mercado global”, explica a diretora-executiva da ABIMÓVEL e gerente do Projeto Brazilian Furniture, Cândida Cervieri. 

Ela reforça que o setor de móveis no Brasil vem não só incorporando as principais tendências globais, como também sendo referência quando falamos em design criativo, humanizado, intuitivo e sustentável, estando na vanguarda das atuais demandas globais. Movimento que se confirmou em Milão neste ano e chamou a atenção em Nova York, duas das maiores potências do design mundial.

“O mercado norte-americano é um grande parceiro da indústria brasileira de móveis, com os Estados Unidos representando cerca de 31,9% das nossas exportações no último ano. Estar presente nesse evento nos permite destacar a qualidade e o design dos móveis brasileiros, além de fortalecer nossas parcerias comerciais e atrair novos negócios”, destaca a gestora do Projeto Brazilian Furniture na ApexBrasil, Clarissa Franco.

Como destaque, a fabricante brasileira de mobiliário de luxo Modalle Móveis, que se diferencia desde sua origem pelo design autoral aliado à inovação, à sustentabilidade e à composição acurada do trabalho artesanal com a mais alta tecnologia produtiva, pelo 4º ano presente no evento, expôs o sucesso do lançamento no iSalone da Coleção Dolce Far Niente e Mesa Stella, estreando sua colaboração com o consagrado arquiteto curitibano Jayme Bernardo.

Dolce Far Niente Modular System + Stella Coffee Table – Design DIEEDRO by Jayme Bernardo – Modalle Móveis – Alma Collection 2024 (Foto: Courtesy Modalle)

Ações em conjunto como essas, unidas às ações individuais de longa data de empresas brasileiras que se expõem globalmente, vem fazendo o Brasil ser reconhecido pela sua identidade, muito única no design de móveis e outros itens para casa. Essa singularidade está profundamente enraizada na rica herança cultural do país, na abundância de matérias-primas e nas variadas técnicas, cores e formas características das diversas regiões, etnias, tradições, climas e ecossistemas que formam a pluralidade brasileira.