BEM BRASILEIRO por Scott Mitchem

Sou Scott Mitchem, jornalista radicado em Miami. Escrevo há mais de 20 anos sobre design, arquitetura, viagens, estilo de vida e tudo sobre o Brasil para a revista Wallpaper*. No mês passado, estive presente no Salone del Mobile, a maior feira de móveis do mundo. Seus programas satélites FuoriSalone e Design Week foram realizados em Milão durante seis dias e noites emocionantes de exposições e eventos no amplo Rho Fairgrounds e por toda a cidade. Nunca antes a indústria do design brasileira teve um perfil tão alto no evento mais importante da indústria do design. Desde coquetéis glamorosos no Consulado Geral do país até palestras de alto nível e painéis de discussão, até os milhares de profissionais visitantes falando português nas ruas, o Brasil parecia estar em toda parte. Tudo se uniu para mostrar ao mundo que o design brasileiro progrediu além dos famosos mestres modernos de meados do século, para uma nova era emocionante, na qual a indústria rivaliza com qualquer outro país em capacidade, sofisticação e sustentabilidade.

Design + introdução à indústria

A AbiMovel, Associação Brasileira dos Fabricantes de Móveis, criou um pavilhão lindamente projetado no Salone del Mobile chamado “Brazil Lounge”. Ele serviu como espaço de exposição para marcas importantes como Century, St. James e Modalle, além de uma impressionante vitrine de talentos denominada Design + Indústria, que contou com uma ampla gama de designers e fabricantes de todo o país.

A nova coleção outdoor do arquiteto Jayme Bernardo para Modalle reflete perfeitamente sua inspiração, a frase italiana “Il Dolce Far Niente”, ou o doce prazer de não fazer nada. É fácil imaginar-se descansando nesta bela linha de sofás e espreguiçadeiras, que apresentam encostos em formato de cápsula e muitas peças complementares para completar o visual moderno feito à mão, incluindo guarda-chuvas combinando e a Mesa de Centro Stella, que tem um tampo redondo de vidro empoleirado sobre uma série de “estrelas” feitas de madeira de teca.

Friends Sofá 

O Sofá Friends foi um dos favoritos da feira, talvez pelo mesmo motivo que inspirou a paulista Roberta Rampazzo, radicada em Londres, a projetá-lo: “Sempre quis criar um sofá confortável e prático que nos aproximasse dos nossos entes queridos. Isso é importante.” O sofá está disponível nas versões indoor e outdoor na Modalle Móveis.